quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A CRIAÇÃO DO FUTEBOL

              O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, e é um esporte que atrai milhões de espectadores, por sua maneira simples de ser jogado, com apenas uma bola, duas traves de cada lado do campo, alguns jogadores e qualquer espaço possível, contagiando-as de um jeito desigual. Com isso descobrimos que é na simplicidade que se tem sucesso.
              O esporte foi criado por varias culturas indígenas diferentes espalhado pelo mundo. Algumas pessoas dizem que começou com a cabeça dos humanos, outras com um melão, mas enfim, foi criado o futebol. Porém naquele tempo não havia um número exato de jogadores, não havia juiz e por conseqüência, não existia nem sequer uma regra. 

               O futebol na Idade Média:

               Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes. 

                                                              Fonte: http://www.suapesquisa.com/futebol/

                Mas, quem mostrou o futebol ao mundo foi a Inglaterra, quando Charles Miller 'O pai do futebol' crio uma bola de couro enchida com ar, as traves feitas de madeira e até elaborou algumas regras, que hoje não muito utilizadas, mas ainda válidas. O campo media em torno de 120 por 180 metros, o dobro de hoje em dia. 
                O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a 'International Board'. Espécie de um campeonato nacional. Com isso foi criado também uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians que fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para apresentar o futebol em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil,porque como todos nós já sabemos, também existe o Corinthians Futebol Clube do estado de São Paulo. O primeiro jogo Oficial foi no dia 19 de julho de 1886. Neste dia se comemora o dia do Futebol. 
       No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.
                                                 Fonte: http://www.suapesquisa.com/futebol/



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário