sábado, 21 de agosto de 2010

Leis do Futebol

Como todos sabem, o futebol é o esporte mais disputado no mundo. Mas para tudo ser justo e sem brigas, foram criados regras, para ser mais preciso, dezesseis leis de todos os tipo:

* Campos de jogo :

 Envolve o tamanho do campo (sendo obrigatório o campo ser retangular), o lugar que as linhas ficam e as suas distâncias. Também incluem as balizas, com seus tamanhos.


* Bola: A bola deve: 
  • Ser esférica;
  • Ser de couro ou outro material adequado;
  • Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm.


* O número de jogadores: 

A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7.

* O equipamento dos jogadores: 

Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os outros jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo:
  • Camisa de mangas curtas ou compridas
  • Calções
  • Meias Compridas
  • Caneleiras (material adequado)
  • Chuteiras
  • As cores ficam de acordo com o time, mas as duas equipes devem estar com uniformes de cores diferentes, para não confundirem os jogadores, o público e principalmente a arbitragem.

* O árbitro: 

Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida.
O árbitro controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infrações às regras de jogo.

* Duração da partida: 

A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos. Um jogo interrompido definitivamente antes do seu termo deve ser repetido, com o tempo que faltou para ser concluído, mesma arbitragem, jogadores e estádio.

* O início e o reinicio do jogo:

Para começar será lançada uma moeda e a equipe que ganhe começará dando uma direção ao jogo.O tiro inicial é uma forma de iniciar e reiniciar o jogo.Se caso acontecer alguma falta ou infração o arbitro deixará cair a bola no lugar onde em que se encontrava quando foi interrompida a partida e o jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar ao solo.

* A bola em jogo e fora do jogo:

A bola está fora de jogo quando:
  • Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;
  • O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.
A bola está em jogo quando:
  • Rebater nas traves,travessões ou nas bandeirinhas de canto;
  • Rebater no árbitro ou nos assistentes.

* O gol:

Quando a bola passar da linha da goleira, é gol! O time que fizer mais gols, ganha o jogo.

* O impedimento:

O impedimento ocorre quando um jogador da equipe que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária no momento em que seu companheiro lhe lança a bola. Não há impedimento no jogo:
  • Quando o jogador em posição irregular estiver na sua própria metade do campo;
  • Quando o jogador que recebe a bola encontra-se atrás da linha da bola;
  • Quando o jogador recebe a bola de um tiro de meta;
  • Em arremessos laterais;
  • Em escanteios;

* Faltas e conduta irregular: 

A falta é uma situação onde um jogador agride outro de um time adversário, e que poderá ou não ser aceita pelo árbitro, que decide se realmente aconteceu. Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:
Pontapé livre direto
Quando um jogador der um "carrinho", ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de machucar o adversário.
Penalti
Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área.
Pontapé livre indireto
É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do goleiro), tocar com a mao fora da área , entre outros.
Regras disciplinares
Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipe adversária, discutir com algum membro do outro time ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente levará um vermelho e será expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, poderá aplicar um cartão vermelho sem antes ter aplicado um cartão amarelo.


* Tiro livre: 

Regulamenta os tiros livres diretos e indiretos. O tiro livre direto ocorre quando o jogador é autorizado a chutar para qualquer direção sem a ajuda de outro jogador. No caso do tiro livre indireto, é necessário que outro jogador toque na bola para que a esta seja considerada em jogo. Nos dois casos, a bola deve estar parada para que o juiz autorize a cobrança, os jogadores adversários devem estar a, no mínimo, 9,15m da bola e a cobrança deve ser feita no local onde a infração ocorreu.


* O tiro penal: 

Um tiro penal ou penalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da área de grande penalidade (grande área). No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 11m do gol, e o goleiro deve estar sobre ou atrás da linha de baliza.

* O arremesso lateral:

O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um gol não pode ser marcado direto de um arremesso lateral. No momento do lançamento, o jogador deve estar de frente para o campo, com os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.

* O tiro de meta: 

O tiro de meta é um dos jeitos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.

Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um tiro de meta, mas apenas contra o lado do adversário ou seja, um gol contra não pode ser marcado.

* O escanteio:

escanteio é outro jeito para recomeçar o jogo. Um canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha do gol, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, sem que um gol tenha sido marcado .


Nenhum comentário:

Postar um comentário